Cooperativismo é um movimento que visa promover a cooperação entre as pessoas, busca transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. Um caminho que mostra que é possível unir desenvolvimento econômico e desenvolvimento social, produtividade e sustentabilidade, o individual e o coletivo.
Tudo começa quando pessoas se juntam em torno de um mesmo objetivo, em uma organização onde todos são donos do próprio negócio. O fim maior é o homem não o lucro.
Fonte: Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
Números
O Brasil possui 7.237 cooperativas, distribuídas em todos os Estados, com maior concentração nas regiões sul e sudeste do país. Minas Gerais representa 10,6% desse número, com 781 cooperativas registradas no Sistema Ocemg.
Com uma participação anual de 6,4% no PIB mineiro, o setor, que agrega 925.701 cooperados e 29.829 empregados, é responsável por uma movimentação anual de R$ 18,4 bilhões.
O cooperativismo se caracteriza por ser gerida de forma democrática e participativa. Possui um jeito único de trabalhar.
Os conceitos que dão identidade ao cooperativismo são: